Performer/Intérprete

Espetáculo “OU” (2007)

Beneditas Cia. de Dança – Direção: Livia Seixas

 

SINOPSE

“OU”, um espetáculo combinatório. Sete cenas, sorteios, múltiplas narrativas: uma dança aberta a diálogos entre previsibilidade, acaso e improviso. O frescor da improvisação e a permanência da composição coreográfica são mesclados e experimentados.

A cada noite, uma nova experimentação do que se dança a cada apresentação. A cada dia, com a participação do público há um sorteio da ordem do espetáculo: público e intérpretes conhecem a ordem das cenas minutos antes do início da apresentação.

Este contexto de imprevisibilidade, acaso, adaptação, ordenação, seleção, fragmentação permeia também a corporalidade das intérpretes. As danças de “OU” são sensoriais; a alteração dos sentidos e da propiocepção foram assuntos pesquisados a partir de relatos de casos de pacientes do neurologista Oliver Sacks. Esta inspiração “teórico-poética” traz para cena corpos que revelam, por meio do movimento, sentidos e propiocepção alterados  Da aparente adversidade física e sua adaptação, da contradição dos padrões sociais, com as vontades, necessidades e urgências do corpo, acontece a dança. Um cheiro, uma imagem, um ruído, uma cor, um sabor, remetem-nos a algo ou a alguém. Memórias são acessadas, imagens geradas. Conhecemos e relacionamo-nos com o mundo a partir e por meio dos sentidos. Pela combinação dos sentidos, infinitas possibilidades de resposta. Mas e se só houvesse o toque? E se o olfato – e o mundo dos odores – fossem preponderante a todos os outros? Como nos relacionaríamos? Sensação de perseguição, espasmos, alucinações, formigamentos, membros fantasmas… Minha mão esquerda quer me enforcar!!! …O que é real ou fantasia?

Estreia: Galeria Olido, São Paulo – Agosto/2007

O feminino na Dança – Centro Cultural São Paulo – Mar/2008

ABCDança – Diadema, SP – Maio/2008

FICHA TÉCNICAConcepção e Direção: Lívia Seixas | Intérpretes – Criadoras: Ana Dupas, Cléia Plácido, Grasiele Sousa, Mariana Vaz e Simone Mello | Orientação da Pesquisa: Valéria Cano Bravi | Trilha Sonora: Cláudio Faria | Criação de Luz: Marisa Bentivegna | Figurino: Grasiele Sousa | Produção: Beneditas Cia. de Dança

 

Espetáculo “Jardim Zen” (2007)

Cia. Autofalante – Direção: Simone Mello

No espetáculo, que mistura dança e teatro, quatro deuses elementares, céu, água, terra e fogo, se reúnem para criar um pequeno espelho do mundo.

FICHA TÉCNICA Concepção e Direção: Simone Coelho | Intérpretes – Criadores: Ana Dupas, Cléia Plácido, Grasiele Sousa, Mariana Vaz, Ramiro Murillo,  e Simone Mello